Os Paralamas do Sucesso falando sobre o sucesso que Cristo nos proporciona! Música: Lanterna dos Afogados - Os Paralamas do Sucesso
Os Paralamas do Sucesso falando sobre o sucesso que Cristo nos proporciona! Música: Lanterna dos Afogados - Os Paralamas do Sucesso
1º Post de 2016 - Feliz Novo Ano!No nosso "Brasa" de todo dia já foram produzidas excelentes músicas, e excelentes bandas nasceram, algumas já se foram, mas outras permaneceram, e justamente de uma que permanece até hoje é que se relaciona este post, Os Paralamas do Sucesso... Eu quando criança achava muito engraçado o nome da banda, quando adquiri mais idade pensei, - ptz cara o que deve significar essa de "paralamas do sucesso" - e acabei vindo saber que o nome foi escolhido porque era engraçado e fez sucesso entre os da banda... cri cri cri cri (silêncio súbito).
Enfm, o assunto não é este, mas de fato é sobre sucesso que quero falar, não um sucesso externo, que precisa de multidões para ser realizado e quando não serve mais a mesma multidão joga no limbo, mas um sucesso pessoal para cada indivíduo que é proporcionado para a si e para o outro.
A letra da música Lanterna dos Afogados me deixa perplexo sempre que a ouço, perplexo porque é sempre uma mensagem que me faz pensar em mim na relação com a vida, com a minha e com a dos outros, pois ela fala de medo, solidão, problema comum a todos nós e que ninguém fica isento de vive-las, mas logo nos traz o esboço de uma solução comum também, que é a famosa "luz no fim do túnel", "porto seguro", então isso me chama a atenção para:
- Qual é a luz do túnel dos desesperados?
- Qual e Onde é o Cais pra quem precisa chegar?
Vou dividir a música em dois momentos, o primeiro é em relação a mim comigo mesmo e o segundo a mim em relação a vida!
Para que tais questionamentos possam ser respondidos, necessário é olhar pra dentro de mim mesmo e reconhecer quais são meus medos, meus desesperos corriqueiros e frequentes, afim de encará-los, e quando tal movimento se faz atitude eu vejo que necessito de um ponto para onde seguir com meu barquinho, em meio as minhas tempestades interiores (aqueles momentos que nos tira o chão), e logo em consonância com a letra da canção me vejo necessitando de uma lanterna para alumiar meu caminho, um farol para me guiar até o Porto Seguro. Uma vez reconhecendo que há tais necessidades em mim, me lembro de uma passagem da bíblia que está no livro de João (Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8;12) então faço das palavras de Cristo, conselhos a seguir e aponto meu barco (atitudes) para Ele. Portanto para a primeira questão já tenho a resposta, a minha luz do túnel, o meu farol que me guia é Cristo!
Uma vez que eu tenha a certeza de que olhando para Ele eu possa alcançar uma melhor visão de mim mesmo, passo a encarar meus problemas de frente e chamá-los pelo nome que tem, deixando cada um reduzido ao tamanho que verdadeiramente tem, menor do que quem eu sou, portanto é então que eu sei que estou no Cais, diante a isso já sei onde é o Cais, é em mim mesmo iluminado por Cristo.
No segundo momento, a semelhança da forma que a música trata, eu me vejo como um ajudador, se eu já encontrei segurança em meio as turbulentas águas da vida, meu senso de gratidão e de indivíduo (humano) não me deixa esquecer que há mais navegantes em desespero pela vida, então me faço auxiliador no Cais, "Eu estou na Lanterna dos Afogados" (#Tamojunto), então eu grito, não demore, não se afogue, existe um jeito, "vê se não vai demorar!" (Só quem é grato pela vida e por ter achado descanso em meio as tempestades, sabe o quanto é valioso ajudar)
Daí eles te gritam, mas porque você que já está bem não foi embora (Se fosse eu no seu lugar, eu iria!), a única resposta que me cabe é a que Cristo me deu primeiro, se entregou em meu lugar, então a exemplo, to aqui, mesmo que a vida passe rápido, "basta poder te ajudar", por que Deus escolheu ser amado no nosso próximo!
Ai você me diz, mas vou deixar de ganhar a minha vida ajudando outros pelo caminho da existência? eu digo, não, por que quem passa pela vida sem se doar a ela (ao mundo) não ganhou nada da existência, mas quem viver a sua vida para dar sabor, sentido à vida dos demais, esse ganhou tudo, ganhou de todos e não perdeu nada, aliás viveu com tudo!
A letra me coloca em xeque, por tal motivo, sempre há a força de ser egoísta, orgulhoso, no que tange a foda-se o outro, mas todos sabemos, mesmo que lá no fundo, que não há bem maior pra vida do que ser o próprio bem na vida!
O convite é (Mateus 11:28-30) "Vinde a mim" e o movimento é viver o exemplo, ser cais para os outros, estar na lanterna para indicar o melhor caminho, porque vale a pena viver e contribuir para que outros possam também viver, como no trecho da canção...
"Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar"
Aproveite a música, reflita na letra, tire suas lições, viva esse sucesso e seja Luz!
Thiago S. Reis
** O Blog música do mundo blog, traz a visão e opinião do autor do blog em relação a letras das músicas e não necessariamente a opinião/intenção do autor da letra e/ou artista intérprete!
0 comentários: