terça-feira, março 22, 2016

Alceu Valença, mostrando uma oração que cabe em cada um de nós, e tomara que seja nossa ação diária, Tomara meu Deus! Música: Tomara - Alceu Valença

Música do Mundo Blog

Alceu Valença, mostrando uma oração que cabe em cada um de nós, e tomara que seja nossa ação diária, Tomara meu Deus! Música: Tomara  - Alceu Valença


Hoje o post traz um ícone da cultura da música popular brasileira (MPB), não sou tão antigo quanto as maiorias das músicas de Alceu Valença, mas muitas das músicas dele permearam meus dias, é gratificante poder apreciar clássicos que não perdem seu brilho, me lembro que meu pai, pegava suas revistinhas de cifras e tocava algumas do Alceu, e eu cresci assim, ao som de bom som.

Sem muitas delongas, pelo menos tomara que eu não me estenda muito fora do assunto, rsrs...

A oração pra mim é vital no todo da vida, em todo tempo, enquanto caminho, corro, dirijo, faço a a barba, tomo meu banho, fico no meu quarto... nos meus momentos a sós comigo mesmo, gosto de me valer da oração, seja na forma de confissão (botar pra fora aquilo que me incomoda por dentro), agradecer (demonstrar/externalizar tudo aquilo que me traz paz e gratidão), suplicar (clamar por soluções a fim de obter caminhos/respostas), conversar (falar de mim, e ir alcançando consciência através do exercício da prece), na maioria eu sempre estou ou agradecendo ou conversando, e sobre oração Alceu Valença me deixou um exemplo que ecoa desde antes até os nossos dias e com certeza ecoará na posteridade.

Alô Posteridade!( Leia como um puxador de samba enredo de escola de carnaval)

Alceu estabelece parâmetros simples nessa oração (simples pelo menos na forma, no falar, mas de extrema dificuldade no exercitar), afinal o que vale a oração sem atitude?
Eu digo simples porque são parâmetros de base, "Que tudo que nos separa, não frutifique, não valha", ou seja, que tudo aquilo que causa discórdia e contenda, não vá pra frente, a parte difícil é exatamente o realizar, pois...
Infelizmente a cultura que se estabelece dia a dia, fruto da ignorância do ser é, pagar na mesma moeda, olho por olho e dente por dente, se te fizeram algo vá e faça pior, de o troco, quem nunca sentiu aquela tão conhecida vontade/ultra/mega instantânea do revidar de forma pior, que atire a primeira pedra, ops... nos dias de hoje falar isso é pedir pra tomar pedrada.

Tomara meus Deus, que passemos a nos conhecer melhor, a desenvolver melhores respostas nossas (próprias) e não apenas instintos e sermos resultados das sementes alheias, tomar que essas não frutifiquem, mas antes que possamos dar frutos de sabores surpreendentes.

"Tomara meu Deus, tomara, que tudo que nos amarra, só seja amor, malha rara", sim, de fato, esse é um ponto que depende de cada um de nós, a começar sempre por mim, tomara que não tenhamos cara amarradas, ou amarrações cheias de nós que nos impeçam de estabelecer laços, não digo, "lamber o outro cegamente", mas digo tomara, que aprendamos a fazer boas amarrações para que o amor estabeleça como movimento de vida, que infelizmente hoje e cada dia mais tem se tornado raro...

E falando em nós, é necessário sempre falar no outro, não há como alcançar amor a si e não transbordar atingindo o outro, no amor não há o caminho do egoísmo, há caminho do compartilhar, do doar, do encontrar e ser encontrado, do ajudar/auxiliar e encontrar chão, ah sim, que nosso amor não pare em nós...

Toda essa oração é palpável, tateável, pois pode ser realizada por nossas mãos, só ideias calcados em bases justas, podem estabelecer boas atitudes para futuros melhores, e nada mais justo do que ter como base o bem comum à todos, na canção há uma frase muito oportuna pra tempos de revoluções, "uma nação solidária não para em nós", o justo é a consideração igualitária para o tratar o outro, mas só vemos justiça nisso quando olhamos pela ótica do amor, pois aí poderemos ter "uma nação solidária, sem preconceitos, tomara, uma nação como nós", assim Alceu encerra sua oração e eu digo amém a ela, que possamos ter em nós tal confissão/gratidão/suplicas/conversa afim de que nossos desejos sejam nossas atitudes...

Tomara, meu Deus, tomara que sejamos as respostas de nossas orações e dos demais!

"Tomara meu Deus, tomara
Que tudo que nos amarra
Só seja amor, malha rara
Tomara, meu Deus

Tomara meu Deus, tomara
E o nosso amor se declara
Muito maior, e não pára em nós"


Aproveite o baião leve, dance, pense, ore, movimente-se, tenha atitudes para a justiça, em nome de Jesus, Amém!

Thiago S. Reis

** O Blog música do mundo blog, traz a visão e opinião do autor do blog em relação a letras das músicas e não necessariamente a opinião/intenção do autor da letra e/ou artista intérprete!

0 comentários:

Publicidade

Música do Mundo Blog. Tecnologia do Blogger.